Descrição

Introdução à equação de advecção, difusão e reação a partir da equação de balanço de massa e aplicando o teorema da divergência, a regra de Leibnitz e as Leis de Fick. Conceitos básicos de método de Diferenças Finitas para resolução de EDP’s. Introdução à teoria computacional de matrizes. Aplicação de Diferenças Finitas em uma EDP parabólica unidimensional. Resolução computacional da EDP proposta.

Pré-requisitos

Álgebra Linear, Cálculo 1, 2 e 3, programação em MATLAB.

Datas e horários

26 a 28 de fevereiro, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

Local

PPGMCS – UNIMONTES

Valor

R$ 10

INSCRIÇÃO

Professores

Rosivaldo Antonio Gonçalves

Graduado em Ciências (Universidade Estadual de Montes Claros -1986) e Licenciado em Matemática (Universidade Estadual de Montes Claros -1987). Mestre em Matemática (Universidade Federal de São Carlos -1996), Doutor em Matemática (Universidad de Valencia -Spain-2008 – Título revalidado no Brasil pela UFRJ). Professor de Matemática no Departamento de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. No que diz respeito à investigação científica, tem imprimido mais esforços em resultados voltados para a Análise Geométrica,termo cunhado pelo grupo de pesquisa GANA/UFMG, o qual resulta da articulação de resultados das áreas de Equações Diferenciais Parciais, Geometria e Topologia, em particular aspectos da teoria qualitativa das equações diferenciais para a Geometria. Coordenador Regional, em Minas Gerais ( Pólo MG07), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – desde 2008. Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM, a partir de 2016. Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária – OBMU, desde 2017. Coordenador de subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na Unimontes, desde 2012. 

Victor Hugo Caldeira Jorge Fialho

Mestrando em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional sobre Colmatação em Meios Porosos, com foco em métodos da mecânica estatística e equações diferenciais Parciais.