A Escola de Verão em Computação está na sua segunda edição e conta com várias novidades. Para quem não conhece, a Escola de Verão  é um evento inicialmente apoiado pelas instituições de ensino IFNMG Campus Montes Claros e Unimontes, e pelas empresas Aptans e Sisqualis. Na edição de 2013 contou apenas com os recursos dos organizadores para iniciar as atividades e foi preparada em apenas um mês. Mesmo assim, contou com 400 participantes distribuídos em cinco palestras, uma mesa redonda, um debate e oito minicursos, conduzidos por profissionais da região. O evento só foi possível pela contribuição voluntária  desses profissionais para proferir as palestras e os minicursos, mostrando a força da comunidade de TI do Norte de Minas Gerais.

Já em 2014, o evento terá como tema “Governo, Mercado e Academia” e irá debater como a integração entre esses três pilares é fundamental para a inovação em qualquer área do conhecimento. Este ano contamos com o apoio da FAPEMIG, e assim poderemos trazer nomes do cenário nacional (e internacional).

Vamos falar agora um pouco dos palestrantes:

Fábio Akita irá trazer toda sua experiência de vida, como programador e como evangelista na comunidade RubyOnRails. Quem não o conhece terá a oportunidade de assistir um dos grandes nomes da área, com  quase 100 palestras pelo Brasil e pelo mundo e com um dos blogs de tecnologia mais visitados do País.

Lucas Romão, profissional nacionalmente conhecido por sua experiência em Windows Azure, falará sobre a plataforma e claro, cloud computing! Temos certeza que você quer saber como milhares de empresas e profissionais liberais estão diminuindo seus custos e dores de cabeça com infraestrutura utilizando essa tecnologia da Microsoft!

Gustavo Noronha, desenvolvedor oficial do Projeto Debian desde janeiro de 2001, e contribuidor do GNOME desde 2003. Ele esteve em Montes Claros no I e II Fórum Mineiro de Software Livre e voltará novamente para falar como funciona o projeto WebKit. Também ofertará um minicurso sobre git (temos certeza que vai esgotar antes do fim da primeira semana de inscrições).

Não podemos esquecer de falar da prata da casa. O Professor Renato Dourado Maia, hoje responsável pelo Ciência sem Fronteiras na Unimontes, falará sobre este importante projeto. O evento também contará com Vinícius Daniel, egresso de Sistemas de Informação – Unimontes, que conduzirá um coding dojo sobre Ruby.

Só lembrando que neste ano também terá a submissão de minicursos e apresentações de trabalho. Vamos mostrar todo o talento da nossa região!

Até o próximo post. Abraço a todos.