Agradecimentos

Após o final do evento deve-se refletir sobre todo o processo de construção até a última apresentação. Nesse momento reflexivo, percebemos o quanto devemos agradecer àqueles que acreditaram desde o início que era possível realizar um evento tão grande na área de Computação em Montes Claros/MG.

A abrangência do público foi para além dos residentes da cidade, englobamos parte dos municípios da região, com as caravanas de Almenara, Araçuaí, Francisco Sá, mas também teve aqueles que vieram por conta própria. A importância de assistir as palestras com nomes reconhecidos e a possibilidade apresentar trabalhos ao público da Escola, fez com que alunos, professores e profissionais deslocassem para prestigiar essa oportunidade.

Agora, depois que já acabou, é o momento ideal para agradecer. Então, agradecemos:

Aos palestrantes Vinícius Daniel, Fábio Akita , Gustavo Noronha, Renato Dourado, Carlos Henrique e Lucas Romão, por terem aceito o convite da Escola de Verão;

Ao diretor do IFNMG Campus Montes Claros, professor Nelson Licínio Campos e ao coordenador de extensão da mesma instituição, Mário Sérgio Costa da Silveira;

Ao coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNIMONTES professor Guilherme Vilela;

Ao professor Marcos Flávio D’Angelo, pela colaboração constante ao projeto e ao professor Luis Guisso pelo apoio com a infraestrutura;

Aos participantes que ofereceram minicursos, que mediaram dojo e os que apresentaram Lightning Talks;

Ao apoio da FAPEMIG que nos permitiu trazer os palestrantes de renome nacional e internacional;

Ao apoio da SyscomCDL Currículos e Meu Certificado.net, em especial, a Aptans e Sisqualis por ter colaborado em todo o processo;

As Caravanas do IFNMG, campus Almenara e campus Araçuaí e do PRONATEC de Francisco Sá;

Aos alunos que auxiliaram na organização, em especial, Breno Peixoto, Camila Rocha, Gabriel Lopo, Keline Balieiro e Lukas Andrade;

Aos colaboradores externos Felipe Túlio e Luana Balieiro;

Ao público que sempre esteve presente em todas as atividades;

Todos mencionados acima que se sintam agradecidos pela equipe da Escola de Verão.

Até a próxima.

By |5 05UTC março 05UTC 2014|Categories: Novidades|

Um pouco sobre Linux, Bash e shell scripting

Dominar o Linux – no sentido de ser fluente em uma distribuição – está cada vez mais distante de ser um diferencial para os profissionais de TI. Grande parte das tecnologias que são cada vez mais desejadas pelas empresas “nasceram” usando o pinguim e, por mais que funcionem quase sempre bem no Windows, têm uma relação muito mais natural com o Linux, como por exemplo Python e Ruby.

Mas, muito além de um tópico a mais no seu currículo, explorar a linha de comando do Linux pode ser muito vantajoso e bastante prático, principalmente para quem gosta de programação, digamos, “curta e grossa”: algumas linhas que simplesmente resolvam problemas – às vezes grandes problemas. Problemas que vão, literalmente, de renomear milhares de fotos a implantar vários servidores… de uma só vez.

Neste ponto chegamos ao Bash, a “tela preta” nada sexy. O Bash é, basicamente, um shell (ou interpretador de comandos). Um shell fica eternamente esperando que você forneça algum comando, então processa este comando e lhe dá uma resposta.

Veja um exemplo básico de sessão no Bash:

~$ echo 'Olá, mundo!'
Olá, mundo!
~$ date
Mon Feb 10 23:04:53 BRST 2014
~$

Repare que, após receber, avaliar e executar cada comando (imprimir mensagem e mostrar a data e hora do sistema), o Bash continua aguardando outro comando… que talvez nunca virá.

Shell scripting: Bash “with lasers”

Você então começa a descobrir umas coisas legais sobre o Bash e já arrisca alguns comandos, mas tem que digitar tudo toda vez que for preciso, comando a comando. Ou não.

Felizmente a solução é simples: shell scripting, amigo(a). No nosso caso, Bash scripting!

Um shell script é um arquivo de texto com vários comandos. Ponto. Você diz quem deve processar o arquivo (Bash, Dash, Python etc.), escreve os comandos nessa linguagem e é isso… manda rodar! Simples.

Veja o conteúdo do arquivo meu-script.sh:

#!/bin/bash

echo 'Olá, mundo!'
cd /var/www
echo "Agora estou no diretório $PWD"
date
echo "Fim do meu script."

Agora, no shell…

~$ chmod +x meu-script.sh
~$ ./meu-script.sh
Olá, mundo!
Agora estou no diretório /var/www
Mon Feb 10 23:49:52 BRST 2014
Fim do meu script.
~$

E aqui a semente do mal é plantada: chmod, ponto-barra… pois é.

Mas esses são detalhes que ficam mecânicos com pouco tempo (mesmo) de prática. A cada novo comando e script escrito, a cada pequeno grande feito você vai percebendo como a tela preta pode ser legal. E então o mouse começa a parecer algo que às vezes lhe atrasa… mas isso é assunto para outro post!

No minicurso de Bash vamos começar nas noções básicas da linha de comando e “preparar o terreno” para quem quiser continuar a hackear dentro dela, com exemplos, macetes, dicas e indicações de livros e outros materiais.

Fique de olho também em nossa programação: teremos uma Install Fest para quem quer instalar o Linux sem mandar o Windows e outros arquivos para o espaço, além de muita coisa interessante sobre desenvolvimento, intercâmbio e mais!

Se você possui dúvidas ou sugestões, fique à vontade: escreva um comentário logo abaixo ou em nossa página do Facebook!

Abraço e até lá!

exit 0

By |12 12UTC fevereiro 12UTC 2014|Categories: Novidades|

Escola de verão: passado, presente e futuro

A Escola de Verão em Computação está na sua segunda edição e conta com várias novidades. Para quem não conhece, a Escola de Verão  é um evento inicialmente apoiado pelas instituições de ensino IFNMG Campus Montes Claros e Unimontes, e pelas empresas Aptans e Sisqualis. Na edição de 2013 contou apenas com os recursos dos organizadores para iniciar as atividades e foi preparada em apenas um mês. Mesmo assim, contou com 400 participantes distribuídos em cinco palestras, uma mesa redonda, um debate e oito minicursos, conduzidos por profissionais da região. O evento só foi possível pela contribuição voluntária  desses profissionais para proferir as palestras e os minicursos, mostrando a força da comunidade de TI do Norte de Minas Gerais.

Já em 2014, o evento terá como tema “Governo, Mercado e Academia” e irá debater como a integração entre esses três pilares é fundamental para a inovação em qualquer área do conhecimento. Este ano contamos com o apoio da FAPEMIG, e assim poderemos trazer nomes do cenário nacional (e internacional).

Vamos falar agora um pouco dos palestrantes:

Fábio Akita irá trazer toda sua experiência de vida, como programador e como evangelista na comunidade RubyOnRails. Quem não o conhece terá a oportunidade de assistir um dos grandes nomes da área, com  quase 100 palestras pelo Brasil e pelo mundo e com um dos blogs de tecnologia mais visitados do País.

Lucas Romão, profissional nacionalmente conhecido por sua experiência em Windows Azure, falará sobre a plataforma e claro, cloud computing! Temos certeza que você quer saber como milhares de empresas e profissionais liberais estão diminuindo seus custos e dores de cabeça com infraestrutura utilizando essa tecnologia da Microsoft!

Gustavo Noronha, desenvolvedor oficial do Projeto Debian desde janeiro de 2001, e contribuidor do GNOME desde 2003. Ele esteve em Montes Claros no I e II Fórum Mineiro de Software Livre e voltará novamente para falar como funciona o projeto WebKit. Também ofertará um minicurso sobre git (temos certeza que vai esgotar antes do fim da primeira semana de inscrições).

Não podemos esquecer de falar da prata da casa. O Professor Renato Dourado Maia, hoje responsável pelo Ciência sem Fronteiras na Unimontes, falará sobre este importante projeto. O evento também contará com Vinícius Daniel, egresso de Sistemas de Informação – Unimontes, que conduzirá um coding dojo sobre Ruby.

Só lembrando que neste ano também terá a submissão de minicursos e apresentações de trabalho. Vamos mostrar todo o talento da nossa região!

Até o próximo post. Abraço a todos.

 

By |8 08UTC janeiro 08UTC 2014|Categories: Novidades|

Estamos no ar!

Estamos lançando oficialmente o site da Escola de Verão 2014 e quero aproveitar para falar um pouco sobre o evento.

Primeiramente, preciso agradecer a todos os envolvidos nesse evento, que é uma parceria entre o IFNMG e a UNIMONTES. Nessa edição, contamos ainda com o apoio da FAPEMIG, sem o qual não conseguiríamos trazer pessoas que são referência em seus campos de atuação no país e no exterior. Em breve divulgaremos a lista completa de palestrantes. Mas vamos ao que interessa…

Novidade

Uma das novidades para 2014 é a submissão de minicursos e lightning talks, apresentações de 15 minutos. Qualquer pessoa pode se inscrever, bastando apenas criar um resumo e enviar pelo site. Essa é uma ótima oportunidade para divulgar trabalhos, fazer networking e melhorar o currículo.

Fiquem ligados. Em breve traremos novidades.

By |17 17UTC dezembro 17UTC 2013|Categories: Novidades|